Tribeca Festival Lisboa a 18 e 19 de outubro

Pela primeira vez, o festival nova-iorquino fundado há mais de duas décadas pelo ator Robert De Niro e pela produtora Jane Rosenthal chega a Europa e traz a Lisboa várias estreias inéditas, estrelas norte-americanas, algumas produções portuguesas e várias talks com artistas nacionais e internacionais.

Pela primeira vez, o festival nova-iorquino fundado há mais de duas décadas pelo ator Robert De Niro e pela produtora Jane Rosenthal chega a Europa e traz a Lisboa várias estreias inéditas, estrelas norte-americanas, algumas produções portuguesas e várias talks com artistas nacionais e internacionais.

O Beato Innovation District vai acolher a primeira edição europeia do Tribeca Festival. A programação conta com alguns dos filmes vencedores do circuito de festivais de 2024, como “Anora”, de Sean Baker, que venceu a Palma de Ouro em Cannes ou “In the Summers”, de Lacorazza Samudio, premiado no festival americano Sundance. 

Em estreia internacional, destaca-se “A Bronx Tale, The Original One Man Show”, que contará com a presença do argumentista, realizador e protagonista Chazz Palminteri. 

Das estreias em Portugal assinalam-se: “Ezra” (2023), de Tony Goldwyn, que será seguida por uma conversa com Robert De Niro, “Jazzy”, com produção executiva da atriz nomeada para os Óscares da Academia Lily Gladstone, e de “Group Therapy”, com a participação dos comediantes de renome mundial Neil Patrick Harris, Mike Birbiglia, Tig Notaro, entre outros. 

Relativamente às produções portuguesas em cartaz, entre outras, vão ser exibidas a série “Azul”, de Pedro Varela e as longas-metragens “Podia Ter Esperado Por Agosto”, de César Mourão,  “Chuva de Verão”, de António Mantas Moura e “Praxx — Fim De Semana”, de Patrícia Sequeira. Assiste-se à estreia mundial de “Unicórnios”, uma série sobre a cultura das start-ups. O bloco de obras nacionais, inclui ainda as curtas-metragens “Era Uma Vez No Apocalipse”, de Tiago Pimentel ,”Os Sonhos Continuam”, de Karlee e Marlee Rodrigues e o “O Afinador de Silêncios”, de Mário Patrocínio.

O programa prevê vinte conversas, sobre vários temas, como o impacto da Inteligência Artificial na produção cinematográfica, ou o futuro do streaming e a arte de contar histórias. Estas palestras contam com a participação de artistas de renome portugueses e da cena internacional. 

Ricardo Araújo Pereira partilhará o palco com Whoopi Goldberg para uma conversa com o mote “Laughter, Tears & Healing: The Power of Comedy and Drama in Mental Health (and Storytelling)”.

Daniela Ruah, juntamente com o realizador Griffin Dunne e o ator e realizador Francisco Froes, serão os speakers de “Leading Roles to Leading Films: What Happens When Actors Take the Director’s Chair?”. A atriz e realizadora portuguesa fará também parte do painel de convidados do debate “The AI Impact: Changing the Landscape of Storytelling, Politics, and Culture”.

A edição portuguesa do Tribeca Festival resulta de uma parceria entre a Tribeca Enterprises, a estação televisiva SIC, a plataforma de OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa.

Programa completo no site do evento.