Estão abertas as candidaturas ao ESFUF

A 18ª edição começa a 8 de novembro e conta com 140 filmes, muitos dos quais exibidos e premiados este ano nos principais festivais de cinema, cem convidados, retrospectivas, ciclos de cinema com temáticas atuais, momentos musicais e algum cinema português.

Um ano e meio após o seu lançamento, o Fundo Europeu de Solidariedade para Filmes Ucranianos (ESFUF) evoluiu de forma a responder melhor às necessidades da indústria ucraniana. A call está aberta a partir de hoje e decorre até 4 de novembro de 2024.

Em fevereiro de 2023, o Fundo foi criado para responder às questões mais urgentes da comunidade cinematográfica ucraniana, fornecendo apoio à finalização e ao desenvolvimento.

O Fundo conta agora com 20 contribuintes: 19 agências nacionais ou ministérios da cultura, todos membros da associação EFAD, bem como a própria associação. 

Atualmente, as instituições contribuintes do ESFUF decidiram transformar o Fundo num esquema de apoio à produção.

A convocatória que hoje abre destina-se a longas-metragens de ficção, documentário ou animação. Os projetos, que deverão ser coproduzidos entre empresas de produção ucranianas e empresas estabelecidas em países contribuintes do ESFUF, devem ser submetidas antes do início das filmagens.

Para orientar os candidatos sobre os novos requisitos de elegibilidade e os documentos necessários para a candidatura, a equipa do ESFUF realizará dois webinars, que terão lugar na sexta-feira, 18 de outubro, às 14h30 (CET), e na segunda-feira, 21 de outubro, às 14h30 (CET).

Inscreva-se no webinar de dia 18 ou de dia 21.

Conheça as guidelines do ESFUF.